segunda-feira, 3 de novembro de 2014

QUAL É O NÚMERO?

Apresentamos mais um jogo da disciplina de Acompanhamento Pedagógico em Matemática  realizado em nossa unidade:


QUAL É O NÚMERO?

Material; cartas numeradas de 0 a 9
Número de jogadores: 03
Conteúdo: adição e/ou multiplicação

Encaminhamento:
- Os três jogadores ficam organizados de maneira que o estudante do meio inicie como o “juiz” (o que terá a obrigação de dar o resultado da operação (adição/multiplicação);
- Os outros dois jogadores ficam de frente um para o outro;
- O jogo é iniciado com um montinho de cartas, pode-se ter umas vinte (dois jogos de 0 à 9) ou 30 cartas (três jogos de 0 à 9), embaralhadas e viradas para baixo no centro da mesa;
- Os jogadores pegam cada um uma carta do monte, sem ver o número, posicionam na sua testa, de forma que o adversário possa vê-la;
- O juiz, realiza a operação (de acordo com a proposta do professor) adição ou multiplicação, dizendo o resultado;
- O estudante, rapidamente, observando o valor que o colega possui na testa, resolve a operação e chega ao valor numérico que esta na sua própria testa, devendo dizer qual o número que possui, sem ver a carta;
- O juiz confere no caso de acerto. O estudante que disse primeiro e corretamente fica com as duas cartas;
- Segue-se a competição até que as cartas do centro da mesa acabem. O estudante que possuir mais cartas em seu poder será o vencedor do jogo e também o vencedor de atenção, raciocínio rápido e cálculo mental.
- É importante que todos os jogadores passem pelo papel de “Juiz”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário