Apresentamos mais um jogo da disciplina de Acompanhamento Pedagógico em Matemática realizado em nossa unidade:
QUAL
É O NÚMERO?
Material; cartas numeradas de 0 a 9
Número
de jogadores: 03
Conteúdo:
adição e/ou multiplicação
Encaminhamento:
-
Os três jogadores ficam organizados de maneira que o estudante do meio inicie
como o “juiz” (o que terá a obrigação de dar o resultado da operação
(adição/multiplicação);
-
Os outros dois jogadores ficam de frente um para o outro;
- O jogo é iniciado com um montinho de cartas, pode-se ter umas vinte (dois
jogos de 0 à 9) ou 30 cartas (três jogos de 0 à 9), embaralhadas e viradas para
baixo no centro da mesa;
-
Os jogadores pegam cada um uma carta do monte, sem ver o número, posicionam na
sua testa, de forma que o adversário possa vê-la;
-
O juiz, realiza a operação (de acordo com a proposta do professor) adição ou
multiplicação, dizendo o resultado;
-
O estudante, rapidamente, observando o valor que o colega possui na testa,
resolve a operação e chega ao valor numérico que esta na sua própria testa, devendo dizer qual o número que possui, sem ver a carta;
-
O juiz confere no caso de acerto. O estudante que disse primeiro e corretamente fica com as duas cartas;
-
Segue-se a competição até que as cartas do centro da mesa acabem. O estudante
que possuir mais cartas em seu poder será o vencedor do jogo e também o vencedor de
atenção, raciocínio rápido e cálculo mental.
- É importante que todos os
jogadores passem pelo papel de “Juiz”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário